Foto: Reprodução
Sem categoria

Voltar Empaer orienta produtores sobre a vacinação de bovinos e bubalinos no Norte de MT

Manipulação incorreta da vacina pode oferecer riscos de contaminação ao homem

10views

Com o objetivo de informar sobre os procedimentos corretos para a vacinação das fêmeas bovinas, bem como a importância do uso dos equipamentos de proteção individual durante a aplicação da vacina, foi realizada uma palestra sobre Boas Práticas na vacinação de bruceloses bovina e bubalina, nesta sesta-feira(22) no município de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá).

O evento será realizado na segunda-feira (25.02), a partir das 08h, na Câmara Municipal. A palestra é direcionada para produtores rurais e pecuaristas em geral. A Médica Veterinária da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Tatiany Fernandes Baptista, irá abordar as medidas de prevenção e controle previstos no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) e suas atualizações e também a marcação dos animais e o uso da vacina RB51 como estratégia de controle da doença nas propriedades rurais.

Tatiany alerta que a manipulação incorreta da vacina pode oferecer riscos de contaminação ao homem. “Os bovinos e bubalinos são os hospedeiros preferenciais da Brucella abortus, sendo transmitida principalmente durante compra de animais e participação em eventos, como feiras e exposições agropecuárias”, enfatiza.

De acordo com a médica veterinária, a Brucelose Bovina e Bubalina é uma zoonose que, quando presente nos rebanhos provoca graves prejuízos econômicos devido aos abortos, nascimento de bezerros prematuros e de baixo peso com queda nos índices reprodutivos. Ela explica que o meio mais comum de introdução da brucelose num rebanho saudável é pela obtenção de bovinos infectados. 

A principal via de infecção do patógeno é o trato gastrointestinal, sendo que a ingestão do material resultante de aborto, parto e descargas uterinas de animais infectados são as fontes predominantes disseminadoras do agente no rebanho.

No município de Nova Canaã o rebanho bovino chega a 417 mil animais (IBGE 2017). Após a palestra, os participantes irão visitar uma propriedade rural para receber instruções de como manipular de forma segura a vacina e sua aplicação no animal.

Leave a Response