AgriculturaDestaqueEconomia

EXPORTAÇÃO DE FRUTAS BRASILEIRAS CRESCE NO PRIMEIRO TRIMESTRE

De janeiro a março deste ano foram exportadas 218,231 toneladas de frutas

11views

ABRAFRUTAS

Após varias ações realizadas pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) durante 2018, as exportações de frutas tiveram alta significativa no primeiro trimestre de 2019. De janeiro a março deste ano foram exportadas 218,231 toneladas de frutas, aumento de 15% sobre o montante embarcado no mesmo período do ano passado (189,8235). As receitas cresceram em 9%, US$ 173,19 milhões, ante 158,86 milhões no mesmo período de 2018.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Abrafrutas realizou ações promocionais para o mercado internacional, com foco na qualidade das frutas brasileiras, mostrando também a sustentabilidade do processo produtivo e o comprometimento dos produtores com os aspectos de segurança desses alimentos. Esse conjunto de ações como participação em feiras, rodada de negócios, pesquisa de mercado, entre outras, tornou-se possível através do projeto setorial “Frutas do Brasil”, celebrado em 2017 com a Apex. Esse projeto tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na ampliação dos negócios; contribuição na abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e ainda estimular o aumento no consumo nos mercados alvo. Essa parceria foi decisiva para o alcance de resultado tão expressivo no primeiro trimestre de 2019.

A Fruit Logística, realizada em Berlim, considerada a maior feira comercial internacional voltado ao setor de frutas frescas, com mais de 78 mil visitantes profissionais provenientes de 130 países, foi um dos eventos decisivos para o desempenho do setor pois permitiu novos contatos na edição de 2018 que foram transformados em negócios reais no início de 2019.

Para o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, o resultado do aumento nas exportações deve-se principalmente às ações planejadas e executadas com base nos trabalhos de inteligência de mercado realizados pela Apex, otimizando esforços e recursos em um mercado tão competitivo como o da fruticultura. “A Abrafrutas vem trabalhando para que o setor cresça em renda e volume e dilua os riscos naturais da atividade através das exportações. As ações foram intensificadas nos últimos meses e o objetivo é atingir US$ 1 bilhão em exportações ainda em 2019. Para o restante do ano e com o apoio contínuo da ApexBrasil, estão planejados eventos promocionais denominados “Frutas do Brasil Festival” na Suíça, Itália, Inglaterra, Oriente Médio, Hong Kong e Espanha, todos mercados relevantes para o alcance do objetivo maior”, explicou Brandão.

Leave a Response