AgriculturaDestaque

Exportação de limão para os Estados Unidos é pauta de reunião entre Abrafrutas e Mapa

49views

Abrafrutas

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) juntamente com associados produtores de citros, estiveram na última sexta-feira (10), com o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV), Carlos Goulart, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para tratarem sobre a exportação de limão para os Estados Unidos.

O processo para Análise de Riscos de Pragas (ARP) para exportação de citros para os Estados Unidos se encontrava em andamento, contudo, em uma reunião bilateral foi anunciado que o processo travou na laranja, com isso, já algum tempo, a Abrafrutas vem solicitando o desmembramento do limão do grupo de citros para que o mesmo possa ser liberado e exportado o quanto antes.

Para o diretor da Abrafrutas, Waldir Sergio Promícia, o momento é propício e oportuno para abertura do mercado americano para o limão brasileiro e, na reunião, colocou a associação à disposição do MAPA, por meio de consultoria, levantamento de dados e outras ações que venham auxilia-los nas tratativas.

O diretor do DSV afirmou que irá elaborar uma carta ainda este mês, no qual solicitará o desmembramento do limão do grupo sem que a ARP dessa fruta seja reiniciada, visto que a análise para o citros já está há dez anos em andamento.

Estiveram na reunião além do diretor do DSV, Waldir Sergio Promícia, da Itracitrus, Saulo Nogueira, da Acesso Internacional, Daniel Brito, Argofruta, Eduardo Brandão, da Abrafrutas e Emiliano Santos, da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais – SCRI/MAPA.

Leave a Response